Com a finalidade de apresentar o documento " As Orientações Curriculares para a Educação Infantil" como recurso de formação continuada de professores de Educação Infantil, fundamental para o planejamento, desenvolvimento e a avaliação do seu trabalho cotidiano junto as crianças;
Identificar as aprendizagens desenvolvidas pelas crianças quando participam de experiências significativas de conhecimento e exploração do mundo físico;
Discutir o papel do professor na realização de situações significativas de experiências e exploração do mundo físico como possibilidades de construção de atitudes de curiosidade, encantamento, questionamento, cuidado e preservação da natureza (momento do fazer juntos);
Propor alternativas de organização da prática pedagógica do professor (espaço, tempo e desafios) por meio de inclusão de situações onde as crianças possam manusear objetos, experimentar as ações relacionadas a natureza, observar fatos e fenômenos, descrever as transformações, formular hipóteses, questionar, buscar informações, expor e confrontar sua idéias com as dos colegas;
Ampliar o repertório de situações de experimentação dos professores sugeridos as crianças para ampliação de suas possibilidades de ações do mundo.
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