terça-feira, 20 de outubro de 2009

COORDENAÇÃO DE ENSINO INFANTIL REALIZA DEBATE


A coordenadora do Ensino infantil, Lucélia Sampaio realizou com sua equipe mais um encontro “Educação Infantil em Debate”. O tema desenvolvido durante o dia de ontem (19/08/2009) no Memorial Padre Cícero foi Educação Inclusiva.
Em parceria com a Coordenação de Educação Especial, a palestra foi conduzida pela Dra. Ana Patrícia, que é odontóloga, acadêmica de Psicologia e mãe de uma criança com síndrome de down.
O Secretário de Educação Ricardo Lima (foto) esteve presente e comentou “para que a sala de aula seja inclusiva, é fundamental que o professor mude sua percepção sobre o aluno com deficiência”. Segundo ele, há muita dificuldade na hora de avaliar o aluno.
Para viabilizar a presença de crianças, jovens e adultos em salas de aula regular, o município implantou serviço de atenção especializada aos alunos com deficiências intelectuais, coordenado pela educadora Darc Dantas, gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação. Para Darc, as pessoas com deficiência representam apenas um dos segmentos acolhidos na escola, já que "educação inclusiva" implica em educação para todos, independente de raça, cor, gênero, religião ou opção sexual. Além do aumento no atendimento dos estudantes com deficiência ao ensino regular, o município conta com quatro salas multifuncionais. Projeto este que deve ser ampliado com a abertura de mais 08 salas de acompanhamento e aprendizado especializado.
Na opinião do prefeito de Juazeiro Manoel Santana o profissional com formação em atendimento educacional especializado é uma das medidas adotadas pelo município, para que haja a inclusão do estudante deficiente no ensino regular, como determina a legislação. “Este aluno além de ter com isso garantido todos os seus direitos como qualquer outro cidadão, ainda se sente valorizado como ser humano, já que é integrado em um processo de aprendizado que não admite a exclusão”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário